Tópicos

< Voltar

Cálculo da idade Gestacional por diferente métodos
29/11/2015
Publicado por: Eduardo Inacio Nascimento Andrade

Cálculo da idade Gestacional por diferente métodos

Autor: Eduardo INácio Nascimento Andrade

_______________________________________________________________________________________________________________________________


 

A descoberta da semana exata em que se encontra uma gestação muitas vezes é uma tarefa difícil. Existem no entanto alguns métodos (alguns que se ultilizam apenas da clínica e outros que usam de exames complementares) para que se possa descobrir a idade gestacional.

A gravidez é datada desde o primeiro dia do ultimo cíclo menstrual e em média a gestação dura 280 dias ou seja 40 semanas. Tendo em vista esses dados vamos observar os diferentes métodos de cálcuo para a idade gesstacional. Cabe no entanto lembrar que essa é a idade clínica da gestação pois toma como regra a utima menstruação. A idade embriológica poderia ser descoerta retirando 14 dias da idade clínica. 

1. Ultima menstruação

levando em consideração que um ciclo menstrual tem duração de 28 dias, de que a ovulação ocorre no 14º e de que o ciclo (na ocasião da fecundação) foi normal podemos calcular a data provável do parto atravez da regra de Nägele. Essa regra consiste em adicionar ào primeiro dia da ultima gestação 7 dias e 9 meses. Essa adição indicará a data provável do parto. Em caso de meses em que a soma de 9 ultrapassam 12 então pode se diminuir 3. OU seja se a data do primeiro dia da ultima menstruação foi 13 de dezembro de 2014, a data provável do parto será 20 de stembro de 2015 (data do nascimento do meu primeiro filho inclusive :).  


2. Aumento do Vol. Uterino

Na 12ª semana de gestação já se faz possível a palpação do ultero acima da sífise púbica. A medição da "altura gestacional" é na primeira metade da gravidez um bom método de diagnóstico da idade da gestação. A altura uterina é medida desde a parte superior da sínfise púbica até o final palpável do ultero. Valores de referência podem ser encontrado em tabelas. 


3. Ultrassonografia

Entre 20 e 30 por cento das muheres não podem ter a idade de sua prenhez estimada segundo a menstruação. Em geral isso ocorre por conta de cíclos irregulares ou pela não possibilidade de confiança (por problemas psiquiátricos por exemplo) nas informações apresentadas pela grávida. Quando isso ocorre o método mais seguro para a determinação da idade gestacional é o ultrassonografico. No primeiro trimestre a idade gestacional é estimada atravez da medida do comprimentocabça nádega (CCN) que oferece precisão de mais ou menos 5 dias.  Entre 12 e 20 semanas a medida usada é o diâmetro biparietal (DBP) que tem precisão de mais ou menos 7 dias. A partir da 20ª semana as medidas sonográficas são imprecisas. 

Vale ressaltar que havendo discordância entre de mais de 7 dias entre a idade calculada pela ultima regra e a sonográfica, prevalece a calculada pelo ultrassom. 


4. Outros métodos


Outros métodos de se estimativa são menos precisos mas podem ser ulteis na impossilidade de se realizar um ultrassom por exemplo. Dentro desses métodos estão a detecção do batimento cardiaco fetal que pode ser detectado na 12ª semana pelo sonar dopler e a percepção dos movimentos fetais que em geral ocorre na 18ª semana. 

_______________________________________________________________________________________________________________________________

Fonte: Rezende, Obstetrícia Fundamental/ Carlos Antonio Barbosa Montenegro, Jorge de Rezende Filho. - 12.ed. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011