Introdução
O olho é constituído de três túnicas concêntricas:
Além dessas três túnicas, o olho também possui o cristalino (ou lente), estrutura biconvexa transparente que se insere na camada média. Existem também, no olho, três compartimentos:
Os dois primeiros são preenchidos por flúido contendo proteínas, chamado humor aquoso,e o espaço vítreo é preenchido por uma substância viscosa chamada corpo vítreo.
Camada externa (ou túnica fibrosa)
Essa camada é dividida em duas regiões com características distintas: a esclera e a córnea. A esclera representa cinco sextos da túnica fibrosa e é composta de tecido conjuntivo rico em fibras colágenas que se organizam em paralelo com a superfície do olho. Sua cor é opaca e esbranquiçada. A superfície externa da esclera, por sua vez, é revestida por uma camada de conjuntivo denso, a cápsula de Tenon. Um sexto (anterior) da túnica fibrosa corresponde a córnea, de aspecto transparente. Na córnea, são distinguíveis cinco regiões:
Existe na camada externa uma região chamada de limbo, que é uma área de transição entre a esclera e a córnea. Essa região, ao contrário da córnea, é altamente vascularizada.
Camada média
É constituída por coroide, corpo ciliar e íris.
A coroide é uma camada ricamente vascularizada. Ela é composta de tecido conjuntivo frouxo, rico em células, fibras colágenas e elásticas, material este que circundam os vasos. A sua função é nutrir a retina.
O corpo ciliar é uma dilatação da coroide na altura do cristalino. Ele é composto de tecido conjuntivo rico em fibras elásticas, células pigmentares e capilares fenestrados. Possui, em seu interior, o músculo ciliar, que produz contrações musculares essenciais ao processo de acomodação visual (para focalização de objetos em diferentes distancias). Possui também os processos ciliares, extensões de uma das faces do corpo ciliar, que são responsáveis pela produção do humor aquoso.
A íris surge da coroide e recobre parte do cristalino. Nela, se observa a pupila, espécie de diafragma que regula a quantidade de luz que chega as camadas mais internas do olho. O epitélio da íris é do tipo pavimentoso simples. Os melanócitos, células que irão determinar a cor do olho do indivíduo, se encontram na íris. A função destas células é impedir a entrada de luz, exceto os raios que formarão as imagens na retina.
Camada interna
A camada interna é constituída pela retina. Ela é uma invaginação do diencéfalo, que forma o cálice óptico. A retina apresenta, na sua parte mais externa, o um epitélio pigmentar. Já a sua parte mais interna, ela é divida em três camadas:
Fonte: JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, José. Histologia básica. 11 ed. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, c2008. xv,524 p.