Tópicos

< Voltar

Músculos da respiração
13/07/2015
Publicado por: Duana da Frota Araújo

 


Inspiração (expansão)

Diafragma: Ele é uma fina camada de músculo, em forma de cúpula, que se insere nas costelas inferiores. Quando ele se contrai (no momento da inspiração) o conteúdo do abdômen é forçado para baixo e para frente, aumentando a dimensão vertical da cavidade torácica. Da mesma forma, as margens costais se elevam e se movimentam para fora, aumentando, também, o volume do tórax. É o músculo mais importante da respiração.

*Quando contrai: Inspiração.

*Quando relaxa: Expiração.

Músculos Intercostais Externos: Quando se contraem, promovem o movimento em “alça de balde” das costelas, levando as costelas para cima e para frente, aumentando, assim, os diâmetros lateral e antero-posterior do tórax.

*Quando contrai: Inspiração.

*Quando relaxa: Expiração.

Músculos acessórios da respiração: São representados, principalmente, pelos escalenos e pelo esternocleidomastóideo. São acionados na respiração forçada, em momentos de exercício físico, por exemplo. Os escalenos elevam as duas primeiras costelas e o esternocleidomastóideo eleva o esterno. Ambos os movimentos aumentam o volume torácico.


Expiração

Na respiração tranquila, a expiração é um processo passivo. Isso significa dizer que, após a expansão que ocorre na inspiração, os músculos da inspiração tendem a se relaxar, da mesma forma que o pulmão e a parede torácica como um todo tendem a voltar às suas posições de equilíbrio. A expiração pode ser ativa, por exemplo, quando há esforço físico acentuado Nesse caso, os músculos mais importantes são:

Músculos da parede abdominal: Correspondem ao reto abdominal, oblíquos internos e externos e o transverso. Quando eles são contraídos, a pressão intra-abdominal aumenta, empurrando o diafragma para cima, diminuindo o volume torácico.

Músculos intercostais internos: tracionam as costelas para baixo e para dentro. Produz nas costelas o mesmo movimento em “alça de balde” só que em direção contrária aquela dos músculos intercostais externos na respiração.

IMPORTANTE: Lembrar que, durante o repouso, a inspiração é ativa e a expiração, passiva.

 

 

Fonte: ROCCO, Patricia Rieken Macêdo; ZIN, Walter Araújo. Fisiologia respiratória aplicada. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2009.