Tópicos

< Voltar

Pele e Anexos
13/06/2014
Publicado por: Marjorie Jales

Pele e Anexos
Autora: Marjorie Azevedo Jales
____________________________________________________________________________

Epiderme

     É constituída por epitélio estratificado pavimentoso queratinizado. Apresenta três tipos de células: os melanócitos, as células de Langerhans e as de Merkel.

     A espessura e a estrutura da epiderme da epiderme variam com o local estudado, sendo mais espessa  complexa na palma das mãos, na planta dos pés e em algumas articulações. Nessas regiões atingem espessura de até 1,5mm e apresenta, vista da derme para a superfície, cinco camadas:

·         Camada Basal: separa a epiderme da derme, é rica em celular-tronco da epiderme, apresentando intensa atividade mitótica.

·         Camada Espinhosa: células cubóides , com citoplasma com expansões que contêm filamentos de queratina (tonofilamentos). Esses filamentos mantêm as células vizinhas unidas por desmossomos.

·         Camada Granulosa: com grânulos de querato-hialina, que  são ricos em proteína histidina fosforilada e cistina. Eles são responsáveis pela impermeabilização da pele.

·         Camada Lúcida: células achatadas, cujos núcleos e organelas foram digeridos por enzimas dos lisossomos e desapareceram.

·         Camada Córnea: células mortas, com citoplasma repleto de queratina.
 

Melanócitos

     Responsável pela produção de melanina, um pigmento de cor marrom-escura, que se encontram na junção da derme com a epiderme ou entre os queratinócitos da camada basal da epiderme.Os melanócitos são celular que se originam das cristas neurais do embrião.

     A pigmentação da pele é regulada por fatores genéticos, ambientais e endócrinos que modulam a quantidade,  o tipo e a distribuição de melanina na pele, pêlos e olhos. Ela é produzida com a participação da enzima tirosinase, por meio da qual o aminoácido tirosina é transformado em 3,4-diidroxfenilalanina (dopa) , posteriormente, em dopa- quinona, que será transformada em melanina.

Células de Langerhans

     Localizadas na epiderme entre os queratinócitos, muito frequentes na camada espinhosa. São originadas de células precursoras da medula óssea que são transportadas pelo sangue circulante. Elas são capazes de captar antígenos, processá-los e apresentar aos linfócitos.

Células de Merkel

     Existem em maior quantidade na pele espessa. Elas de localizam na parte profunda da epiderme, apoiadas na camada basal e presas aos queranócitos por desmossosmos. São mecanorreceptores(sensibilidade tátil).

Derme


     É o tecido conjuntivo onde se apóia a epiderme e une a pele ao tecido subcutâneo.  Constitui-se por duas camadas:

·         Camada Papilar: tecido conjuntivo frouxo, que forma as papilas dérmicas, responsáveis pelo aumento da adesão entre a derme e a epiderme.

·         Camada Reticular: tecido conjuntivo denso. Responsável, em parte, pela elasticidade da pele. Contém estruturas derivadas da epiderme, como folículos pilosos, glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas.
 

Vasos e Receptores da Pele

     Os vasos arteriais que suprem a pele formam dois plexos: um que se situa no limite entre a derme e a hipoderme e outro entre as camadas reticular e papilar. Cada papila tem uma única alça vascular, com um ramo arterial ascendente e um venoso descendente.

     Existem três plexos venosos na pele: dois nas posições descritas para artérias e mais um na região média da derme.

     A pele é o receptor sensorial mais extenso do organismo. Além das terminações nervosas livres localizadas na epiderme, folículos pilosos e glândulas, existem receptores encapsulados e não encapsulados na derme. As terminações nervosas são responsáveis pela sensibilidade ao toque e à pressão. Os receptores encapsulados são os corpúsculos de Ruffini, Vater-Pacini, Meissner e Krause.
 

Pêlos

     São estruturas delgadas e queratinizadas, que se desenvolvem a partir de uma invaginação da epiderme. As características dos pêlos de certas regiões do corpo são influenciadas por hormônios, principalmente os hormônios sexuais.

     Cada pêlo se origina de uma invaginação da epiderme, o folículo piloso, cujo centro se apresenta na papila dérmica. As células centrais formam a medula do pêlo, ao redor  dela localiza-se o córtex.  Células mais periféricas formam a cutícula, constituída por células fortemente queratinizadas. Finalmente, as células epiteliais mais queratinizadas formam as bainhas epiteliais ( uma interna e outra externa). O tecido conjuntivo que envolve o folículo apresenta-se mais espesso, formando a bainha conjuntiva do folículo piloso.
 

Unhas

     São placas queratinizadas localizadas ma superfície dorsal das falanges terminais dos dedos. A porção proximal da unha é chamada de raiz da unha. O epitélio da dobra da pele que cobre a raiz da unhas consiste nas camadas usuais da epiderme. A camada córnea desse epitélio  forma a cutícula da unha.


Glândulas da Pele

Glândula Sebácea

     Situa-se na derme e os seus ductos, revestidos por epitélio estratificado, geralmente, desembocam nos folículos pilosos. A pele espessa, presente na palma das mãos e na planta dos pés, não apresenta glândulas sebáceas. Elas são classificadas como uma glândula exócrina holócrina acinosa ramificada simples. A secreção sebácea é uma mistura de lipídios que contém triglicerídeos, ácidos graxos livres, colesterol e ésteres de colesterol.

Glândula Sudorípara


     São encontradas em toda a pele, excetuando-se certas regiões, como a glande. Essas glândulas são exócrinas merócrina tubular enovelada simples. Nelas, existem dois tipos de celular secretoras, as células claras e as células escuras. O suor secretado por essas glândulas é uma solução extremamente diluída, que contém pouquíssima proteín, além de sódio, potássio, cloreto, uréia, amônia e ácido úrico.

     Além das glândulas sudoríparas merócrinas, existem nas axilas, nas regiões perianal e pubiana e na aréola mamária, glândulas sudoríparas apócrinas, localizadas na derme e na hipoderme.


Fonte: Junqueira, L.C., Histologia Básica, 11.ed.