Espasmo Esofagiano Difuso
Autor: Joana Thaynara Torres Viana
Introdução
É um distúrbio de hipermotilidade esofágica que causa dor torácica e/ou disfagia como resultado de contrações esofágicas repetitivas, simultâneas e de alta amplitude. A etiologia é desconhecida
Deve-se suspeitar em casos de pessoas ansiosas que reclamam constantemente de dor torácica. Os fatores associados são: estresse, alimentação, posição inadequada, exercícios físicos, colelitíase, doença ulcerosa péptica.
* “esôfago em quebra-nozes”
Diagnóstico
· História clínica de dor sugestiva
· Exame contrastado com bário
· Manometria
· Esofagograma: ondulamento do esôfago, com formação de “saca-rolhas”
· Esofagoscopia
Tratamento
O principal tratamento é o aconselhamento e explanação sobre o problema, visto que, em 80% dos casos, trata-se de um distúrbio psicossomático, de depressão ou de ansiedade. Também deve-se orientar evitar alimentos e situações responsáveis por desencadear crises, que são individuais, de cada paciente. Além disso, podem ser prescritos antiespasmódicos e bloqueadores do canal de cálcio, assim como pode ser realizada uma esofagotomia torácica. Entretanto, este procedimento só obtém sucesso em apenas 50-60% dos casos.
Bibliografia: Fundamentos da Cirurgia Digestiva. Francisco Sérgio Pinheiro Regadas, José Huygens Parente Garcia e Lusmar Vera Rodrigues [organizadores]. - Fortaleza: Edições UFC, 2010.