Tópicos

< Voltar

Câncer de Bexiga
26/08/2013
Publicado por: Sarah Gomes Diógenes

 

Epidemiologia

Nos EUA, o câncer de bexiga é o quarto tumor de maior incidência em homens e o nono, em mulheres, além de ser a nona causa de mortalidade por câncer em homens Os principais fatores de riscos para o câncer de bexiga são exposição ocupacional, agentes químicos, HPV, tabagismo, cistite crônica, esquistossomose, radioterapia, ciclofosfamida. A forma mais comum é o carcinoma de células transicionais.

Diagnóstico

Alguns achados clínicos são importantes no diagnóstico de câncer de bexiga, entre eles a mais importante é a hematúria (normalmente indolor e macroscópica). Os exames complementares que podemos lançar mão para auxiliar no diagnóstico são: Ultrassonografia, Tomografia Computadorizada, Citoscopia diagnóstica (padrão ouro para o diagnostico através da ressecção transureteral e palpação bimanual), citologia urinaria, urografia excretora (estuda o trato urinário superior).

Estadiamento

- Tis: Tumor in situ (é superficial).

- T1: aderido ao tecido conjuntivo subepitelial (é superficial).

- T2: invade musculatura (é invasivo).

- T3: invade tecido perivesical (é invasivo).

- T4: Invade outras estruturas (é invasivo).

Tratamento

O tratamento do tumor de bexiga depende se ele é superficial ou invasivo.

- Superficial: se for de baixo risco o tratamento consiste em ressecção tranureteral (RTU) com seguimento posterior. Se o tumor for de médio ou de alto risco deve-se fazer RTU + BCG ( o BCG é utilizado como imunoterapia intravesical para diminuir a recidiva. Os efeitos colaterais da BCG são sintomas irritativos, prostatite granulomatosa e febre prolongada )

- Invasiva: o tratamento da doença invasiva é feita através da cistectomia radical com linfadenectomia.

Prognóstico

O prognostico do câncer de bexiga depende de alguns fatores tais como: grau, estágio, associação de CA in situ, tumor > 10g ou multifocais, presença de sintomas em CA in situ ou presença de síndromes paraneoplásicas. 

___________________________________________________________________________________________

Bibliografia

Urologia para a graduação - Lucio Flávio Gonzaga Silva - ano 2008 - editora UFC