Autor: Everton Rodrigues
Definição
Divertículo é uma herniação da parede de uma víscera oca. Eles podem ocorrer tanto no intestino delgado quanto no intestino grosso. Os divertículos podem ser classificados em: divertículos verdadeiros (correspondem a uma herniação de toda a espessura da parede intestinal, sendo constituídos por mucosa, submucosa, camada muscular própria e serosa) e divertículos falsos ou pseudodivertículos (consistem em uma protrusão da mucosa e submucosa através da camada muscular).
Doença diverticular dos cólons
O tipo mais comum de divertículo que afeta o cólon é o pseudodivertículo (que é um divertículo adquirido, e tem paredes formadas apenas por mucosa e submucosa). Os pseudodivertículos se formam principalmente em pontos de menor resistência da parede intestinal (como nos pontos em que as artérias retas colônicas penetram através da muscular própria). O segmento do cólon mais afetado pela diverticulose é o sigmóide. Há duas formas de diverticulose no cólon: divertículo hipertônico (em que a comunicação da víscera com o divertículo é estreita; esse tipo de divertículo tem como principal complicação a inflamação, ou seja, a diverticulite) e divertículo hipotônico (comunicação da víscera com o divertículo é ampla, tendo como principal complicação o sangramento).
Complicações
Duas complicações clássicas da doença diverticular do cólon são diverticulite e hemorragia digestiva baixa (essa é definida como uma hemorragia cuja fonte sangrante esteja abaixo do ângulo de Treitz, na junção duodenojejunal).
Fonte: Harrison- Medicina Interna/MC GRAW HILL - 17ª Ed. 2009