Texto de Humberto Forte
Síndromes Psicóticas
As síndromes psicóticas se caracterizam por sintomas típicos como alucinações e delírios,pensamento desorganizado e comportamento claramente bizarro,como fala e risos imotivado. Os sintomas paranóides são muito comuns, como idéias delirantes e alucinações auditivas de conteúdo persecutório. Autores de orientação psicodinâmica tendem a dar ênfase à perda de contato com a realidade.
A esquizofrenia é a principal forma de psicose por sua frequência e sua importância clínica. Os sintomas considerados de “sintomas de primeira ordem” para o diagnóstico de esquizofrenia que foram denominados por Kurt Schneider são:
•Percepção delirante. Uma percepç]ao normal recebe uma significação totalmente anormal, que ocorre de modo simultâneo ao ato perceptivo, em geral de forma abrupta.
•Alucinações auditivas características. São as vozes que comentam e\ou comandam a ação do paciente.
•Eco do pensamento ou sonorização do pensamento( Gedankenlautwerden). O paciente escuta seus pensamentos ao pensá-los.
•Difusão do pensamento. O doente tem a sensação de que seus pensamentos são ouvidos ou percebidos claramente pelos outros, no momento que os pensa.
•Roubo do pensamento. Experiência na qual o indivíduo tem a sensação de que seu pensamento foi inexplicavelmente extraído de sua mente.
•Vivências de influência na esfera corporal ou ideativa:
- Esfera corporal: O paciete sente uma força ou um ser externo agindo sobre seu corpo, sobre seus órgãos, emitindo raios,influenciando suas funções corporais.
- Esfera do pensamento: O paciente sente que algo influencia seu pensamento, recebe pensamentos impostos de fora, pensamentos feitos postos no seu cérebro.
Tais sintoas indicam uma profunda alteração na relação Eu-Mundo, delimitado uma perda marcante da dimensão da intimidade. Ao sentir a imposição de fora, feita à sua revelia, o doente vivencia a perda do controle sobre si mesmo, a invasão do mundo sobre seu ser íntimo.
Os sintomas de segunda ordem de Schneider são menos importantes para o diagnóstico de esquizofrenia. Eles são: perplexidade,vivências de influência do campo dos sentimentos, impulsos ou vontade, intuição delirante, alterações de sensopercepção e aterações do ânimo de colorido depressivo ou maniatiforme. Deverm ser utilizados como contribuição da avaliação de um quadro já diagnosticado de esquizofrenia.
A esquizofrenia era dividida em quatro subtipos:
• Paranóide: caracterizada por alucinações e idéias delirantes, principalmente conteúdo persecutório.
• Catatônica: marcada por alterações motoras,hipertonia,flexibilidade cerácea e alterações da vontade,como negativismo, mutismo e impulsividade.
• Hebefrênica: caracterizada por pensamento desorganizado,comportamento bizarro e afeto pueril.
• Simples: marcada por um lento e progressivo empobrecimento psíquico e comportamental,como negligência quanto aos cuidados de si(higiene,roupas,saúde),embotamento afetivo e distanciamento social.
Atualmente, tem-se subdividido a esquizofrenia em três subtipos principais:
•Síndrome negativa ou deficitária: caracterizada por uma perda de certas funções psíquicas e pelo empobrecimentoglobal da vida afetiva,cognitiva e social do indivíduo. Os principais sintomas são o distanciamneto afetivo,a retração social,adiminuição da fluência verbal,a diminuição da vontade, a negligência quanto a si mesmo e a lentificação e empobrecimento psicomotor.
•Síndrome positiva ou produtiva: Ao contrário dos sintomas negativos, que se manifestam pelas ausências e pelos d[eficits, os sintomas positivos são anifestações novas,floridas e produtivas do processo esquizofrênico. Os principais sintomas são as alucinações, as idéias delirante,o comportamento bizarro, a agitação psicomotora,as idéias bizarras e as produções lingüísticas novas, como neologismos e parafasias.
•Síndrome desorganizada: essa forma corresponde ao subtipo classicamente denominado hebefrênico, tendo como principais sintomas o pensamento progressivamente desorganizado, o comportamento desorganizado, o afeto inadequado e o afeto pueril.
As parafrenias são formas de psicose esquizofreniformes, de aparecimento tardio, em que surgem delírios,em geral acompanhados de alucinações,mas nas quais,semelhantemente à paranóia,há relativa preservação da personalidade do doente. Alguns autores consideram a parafrenia uma forma tardia da esquizofrenia, surgindo comumente após os 45 ou 50 anos de idade.
Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais - Paulo Dalgalarrondo - 2000