Tópicos

< Voltar

Biomarcadores de Câncer
15/11/2012
Publicado por: administrador

 

Biomarcadores de Câncer


 

Texto de Ingrid Kellen Sousa Frederico

Considerações Iniciais

Marcadores tumorais são macromoléculas encontradas no tecido neoplásico, no sangue ou em outros líquidos biológicos, que podem variar desde proteínas, genes ou outras biomoléculas até complexos multimoleculares como os perfis de expressão gênica. Identificação e medidas quantitativas podem ser realizadas por meios bioquímicos e imunostoquímicos na corrente sanguínea e nos tecidos, e por testes genéticos para pesquisas de oncogenes, genes supressores de tumores e alterações genéticas. A presença de tais substâncias e/ou alterações de suas concentrações estão relacionadas com a gênese e o crescimento de células neoplásicas.

Uso de Biomarcadores

O marcador ideal apresenta cinco usos potenciais: (I) rastreamento populacional ou screening, (II) diagnóstico, (III) seleção de tratamento, (IV) determinação de prognóstico e (V) monitoramento terapêutico. Ademais, ele pode ser utilizado de forma investigativa para o desenvolvimento de medicamentos e para classificar e identificar coortes em ensaios clínicos. Entretanto, os marcadores tumorais disponíveis mostram-se incapazes de realizar essas funções sem margem de erro, por isso, não podem ser usados para o diagnóstico definitivo do câncer. Cada um deles tem um valor de referência determinado, portanto taxas apresentadas acima desse valor devem ser investigadas.

Tipos de Biomarcadores de Câncer

Os biomarcadores de câncer, atualmente, mais úteis na clínica são aqueles que se correlacionam com os riscos e resultados clínicos, principalmente com as medidas de progressão, por exemplo, recorrência e metástases. Os biomarcadores de risco, utilizados para rastreamento visando descrever a probabilidade da presença ou progressão do câncer, podem mensurar a predisposição genética, parâmetros farmacogenômicos e doença prévia ou lesões precursoras. Os biomarcadores de efeito de drogas correlacionam-se com os efeitos biológicos ou clínicos, medindo a expressão ou atividade reduzida de um alvo molecular em uma terapia baseada em mecanismos. Os biomarcadores celulares, histopatológicos e de imagem refletem alterações biológicas ocorridas durante a progressão do câncer. Os biomarcadores farmacodinâmicos e farmacogenômicos estão sendo utilizados a fim de avaliar efeitos de drogas e prever toxicidade fármaco-específicas.

Principais Biomarcadores

1. CÂNCER DE MAMA

2. CÂNCER COLORRETAL

3. CÂNCER HEPATOCELULAR

4. LINFOMA

5. CÂNCER DE OVÁRIO

6. CÂNCER DE PROSTATA


FONTES:

Cecil Medicina, Lee Goldman, Dennis Ausiello - Vol. I, 23ª Ed.

Patologia – Bases Patológicas das Doenças, Robbins e Cotran; Vinay Kumar, Abul K. Abbas, Nelson Fausto, 8ª edição