Tópicos

< Voltar

Apresentação Clínica das Anemias
13/11/2012
Publicado por: Flora Cruz de Almeida

Texto de Fernando Klein

Apresentação Clínica das Anemias                                                                                                

 

Por definição, o termo anemia traduz um estado em que a concentração de hemoglobina se encontra abaixo dos limites normais, frequentemente acompanhado de queda do hematócrito e da contagem de hemácias no sangue. A concentração de hemoglobina normal é de 12,0-16,0g/dl para mulheres e de 13,5-17,7 para homens. O hematócrito é a fração volumétrica ocupada pelos eritrócitos no sangue, obtido através do processo de centrifugação. De uma forma geral, o valor do hematócrito está em torno de 3 vezes o valor da hemoglobina, sendo normal o intervalo entre 36-48% nas mulheres e 40-52% nos homens.

A dosagem de hemoglobina possui maior acurácia quando comparada ao hematócrito e à contagem de hemácias, devendo, portanto, ser a medida de escolha para o diagnóstico de anemia.

Manifestações Clínicas da Síndrome Anêmica

 

Os pacientes anêmicos geralmente procuram cuidados médicos devido à (1) sinais e sintomas da doença de base, independente da anemia; (2) sinais e sintomas decorrentes da anemia; ou (3) as duas situações juntas. Os principais sintomas decorrentes da anemia são:

No geral, os sintomas do quadro anêmico provêm do prejuízo na capacidade carreadora de oxigênio do sangue, predispondo à hipóxia tecidual e estimulando o coração a aumentar o débito cardíaco de forma compensatória.

Adaptação fisiológica à Anemia

 

Os dois principais mecanismos que amenizam a hipóxia tecidual decorrente de anemia são (1) aumento do débito cardíaco - o maior fluxo orgânico mantém a oxigenação tecidual, mesmo com menos conteúdo de O2 por ml de sangue; (2) aumento do 2,3 DPG (glicose difosfato) na hemácia - este metabólito reduz a afinidade da hemoglobina pelo O2, facilitando, assim, a extração do oxigênio pelos tecidos.

Fonte: Semiologia Clínica, primeira edição, Isabela M. Benseñor et al