Tópicos

< Voltar

Diagnóstico gestacional - 3 métodos possíveis
29/11/2015
Publicado por: Eduardo Inacio Nascimento Andrade

Diagnóstico Gestacional: Método Clìnico, Ultrassonográfico e Hormonal.

Autor: Eduardo Inácio Nascimento Andrade

_________________________________________________________________________________________________________________________________

 

IDENTIFICAÇÂO DA GRAVIDEZ
 

Existem treis maneiras diferentes de se diagnostcar a prenhez. Essas treis maneiras são o método clínico, o ultrassonográfico e o hormonal. Começaremos vendo o método clínico que é aquele menos necessita de recursos tecnoógicos.
 
 
1. Diagnóstico clínico:


É comun subdividir a descoberta da gravidez pelo método clínico em treis partes. A primeira é a "presunção" o segundo é de "probabilidade" e são os sinais de certeza. Abaixo temos uma tabela sobre cada um desses sinais.
 
SINAIS DE PRESUNÇÃO
 

Período Gestacional

Sintoma/Sinais

Observações

4ª Semana

Amenorreia

O “atraso” na menstruação é uma das principais maneiras que as mulheres descobrem estar grávida.

5ª Semana

Náuseas

Cerca de 50 por cento das mulheres grávidas sentem náuseas matutinas que em geral levam a vômitos e anorexia.

5ª Semana

Congestão Mamária

Mamas congestas e Doloridas.

6ª Semana

Polaciúria

Cessa em duas semanas e retorna ao final da gravidez.


SINAIS DE PROBABILIDADE

 

Período Gestacional

Sintoma/Sinal

Observações

6ª semana

Amenorreia

Se o “atraso” na menstruação passa dos 14 dias então temos um sinal de probabilidade. Podem ocorrer ainda nesse período um pequeno sangramento que por vezes é confundido com a menstruação. É a implantação do óvulo no útero.

6ª semana

Aumento do  vol. Uterino

Nessa época o volume do útero começa a se expandir ainda que só seja detectável acima da sínfise púbica na 12 semana.

8ª semana

Alteração na consistência uterina

É normalmente firme mas nesse tempo adquire consistência cística, elástica.

8ª semana

Alteração da forma uterina

Em geral o local de implantação uterina se torna maior formando um abaulamento. Ao exame especular, quando se abre a vulva chama atenção a sua coloração violácea.


16ª semana

Aumento do vol. Abdominal

Sendo que o útero se torna palpável à partir da 12 semana, é pela 16ª semana que o volume abdominal começa a aumentar de maneira progressiva.

 
 
SINAIS DE CERTEZA 
 

Período Gestacional

Sintoma/Sinal

Observações

14ª Semana

Sinal de Puzos

É o sina obtido ao se impulsionar o fundo de saco anterior com os dedos. Ao se realizar essa manobra se percebe o movimento de afastamento e depois de retorno fetal.

18ª Semana

Palpação e percepção de movimento fetais

Nessa época se faz possível perceber os movimentos do feto que no começo são poucos vigorosos mas que progridem com o decorrer da gravidez. Importante lembrar que as primigestas em geral demoram mais a perceberem os movimentos de seus fetos.

18ª Semana

Palpação de segmentos fetais

Já se faz possível a palpação de partes do corpo fetal, em especial a cabeça pelo seu maior volume.

20 a 21ª Semanas

Auscultação

É o mais fidedignos dos sinais. Podem ser obtidos pelo sonar-doppler ou pelo estetoscópio de Pinard.

 

2. Diagnóstico Hormonal:
 
O diagnóstico Hormonal é baseado na identificação sangínea ou na urina do homónio Gonadotrofina corionica Humana (HCG). Esse hormonio é produzido pelo ovo. Uma semana após a feritilização esse hormonio já é produzido em quantidades suficientes pelo trofoblasto para ser detectado. Existem tipos diferentes de teste para a detecção. Esses são os testes IMunológicos, radioimunologicos e o teste de elisa. Em geral após um atraso entre 10 e 14 dias os testes possuem sensibilidade entre 97 e 99 por cento. Mulheres em uso de psicotrópicos, com proteinúria ou no climatério (pela reação cruzada com o LH) podem gerar falsos positivos.
 
 
3. Diagnóstico Ultrassonográfico
 
Hoje é mandatório o uso de ultrassom transvaginal no primeiro trimestre da gravidez. Com 4 a 5 semanas aparece pela primeira vez o saco gestacional que é uma formação aredondada de contornos nítidos na ultrassonografia. É ja na 6 ou 7 semnas que atravez do eco embrionário se detecta a pulsação cardiaca do feto.  
 
__________________________________________________________________________________________________________________________________
 
Fonte: Rezende, Obstetrícia Fundamental/ Carlos Antonio Barbosa Montenegro, Jorge de Rezende Filho. - 12.ed. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011